top of page
Search

Mikao Usui e o Reiki

Updated: Sep 9, 2021

Reiki é a Arte Secreta de encontrar a Felicidade.



Mikao Usui, entre outras coisas, era Budista e um excelente estudioso do Xintoísmo e Taoismo. Nasceu no Japão em 15 de agosto de 1865, numa pequena vila designada Taniaia, Distrito de Yamagata, prefeitura de Gifu. Quando era jovem, Usui estudou Kiko, (a versão japonesa de Chi Kung - uma arte oriunda da China para melhorar a saúde através de meditação, exercícios respiratórios e manipulação de energia) num templo de Budismo de Tendai no monte Kurama, Norte de Kyoto.

Nas práticas do Kiko usava a própria energia vital para a cura de outras pessoas, ficando o doador dessa energia, desvitalizado, algo que não foi do seu agrado, então viajou muito em busca das respostas que buscava e entre estas etapas, juntou-se a um grupo designado Rei Jyutu Ka, onde a sua formação acerca do mundo espiritual foi fortificada. Através de um intenso e continuado interesse no conhecimento teriam criado as funções da incrível benção que deixou a humanidade, graças a sua formação e clareza mental ajudaram-no a conseguir um bom emprego e assim conhece muitas pessoas influentes de todo o Japão tendo iniciado um negócio por conta própria com bastante sucesso.

Também passou a buscar de maneira mais intensa a resposta que tanto procurada: o motivo do sofrimento humano e como poderia alcançar a saúde e a felicidade. Voltou anos mais tarde ao Monte Kurama, onde tinha estado a estudar Kiko quando era jovem. Neste templo pediu permissão para estudar, e onde veio a encontrar nos manuscritos os rituais e indicações para o que buscava. Usui iniciou então um retiro de 21 dias, na floresta do monte Kurama, onde jejuou, e fez seus rituais durante todo este tempo.

No final, no último dia do retiro, em março de 1922, Mikao Usui teve sua experiência de Satori (iluminação) onde houve a revelação de como utilizar energia para cura sem ficar desvitalizado. O próprio sensei conta que após quase ter desistido após tanto esforço e sem forças uma luz muito forte veio da floresta em sua direção, o tomou e este caiu inconsciente e ao acordar Usui obtera a paz permanente na luz, percebendo que se encontrava diferente, a luz passava a fluir. Seus discípulos passaram a difundir a técnica somente no Japão.





Recent Posts

See All

Experiência humana

*"A religião não é apenas uma, são centenas.* *A espiritualidade é apenas uma.* *A religião é para os que dormem.* *A espiritualidade é para os que estão despertos.* *A religião é para aqueles que nec

bottom of page